25 de julho de 2009

Os ensinamentos do Sr. Waldyr

Um dos comerciantes mais antigos de Lajeado, foi o primeiro fornecedor de solas para o sapateiro Reinoldo antes mesmo dele fundar a Casa Bertozzi, isso nos 1937 e 1938, quando o mesmo trabalhava com seu tio Borghetti na Avenida Antônio de Conto, próximo à fábrica de sabão Fontana.
Heemann viajava montado em uma mula até Encantado para fazer os pedidos de sola. -"Saía pela manhá cedo e chegava à noite em Encantado e após três meses retornava para receber o pagamento e fazer novos pedidos, que eram enviados pelo gasolina do rio Taquari, ou pelos caminhões da empresa Costi que retornava de Lajeado após entregar as carnes do frigorífico", conta Waldyr.
A empresa Calçados Heemann permaneceu no mercado por mais de 100 anos, sendo uma das mais importantes de Lajeado. Os amigos Reinoldo e Waldyr Heemann cultivaram essa amizade por mais de 65 anos.
Waldyr conta que no período entre os anos 1945 e 1946, os chinelos e tamancos começaram a ser os mais procurados pelos clientes. Já nos anos 50, a Loja Heemann fornecia ao Bertozzi como atacadista, sandálias havaianas e alpargatas, aquelas de tecido, que eram a última moda.
Seu Waldyr Heemann sempre me aconselhou muito e sempre me relatou suas experiências no comércio. Na inauguração da Casa Bertozzi em Lajeado, ele fez questão de ser o primeiro cliente da loja. Quando chegamos à cidade, ele dizia que íamos suceder as Lojas Heemann. Não sei se chegaremos a potência comercial que foi a sua loja, mas seus ensinamentos, estes guardarei para sempre.
Edson Bertozzi
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário