29 de julho de 2009

O resgate das origens

No ano em que é comemorado o aniversario de 70 anos da Casa Bertozzi, é importante contar ao leitor aonde essa empresa familiar com grande tradição no mercado teve suas origens. E é na Itália, pais aonde se concentra 90% da descendência dos cidadãos encantadenses que Edson Bertozzi,quarto filho de Reinoldo e Anorma Bertozzi, foi buscar informações.

As viagens para a Itália feitas por Edson ajudaram a resgatar a historia da família, iniciada pelo nonno Sante Bertozzi. O despertar da curiosidade foi aguçado pelo pai de Edson, Reinoldo Bertozzi, que gostava de contar historias da família desde os tempos dos primeiros imigrantes que colonizaram o município de Encantado.

A informação que sempre se teve, era de que o nonno Sante Bertozzi viera da Província de Parma na Itália, onde nascera com sua família. Mas lá, nada foi encontrado como referencia de Sante, e por sugestão Edson foi à vizinha chamada Reggio Emilia. Após serem feitas buscas em varias cidades, localizaram na Canônica local de Poviglio os registros de batismo de Sante Bertozzi,graças a um pesquisador que coincidentemente encontrava-se ali no dia da visita do Edson.

Descobriu-se que o numero de irmãos de Sante não coincidia com as informações dos familiares no Brasil. Edson encontrou uma relação de oito irmãos, diferente dos três que antes se sabia.A versão mais lógica para justificar a duvida quanto ao numero de irmãos, foi de que muitos em tempo de guerra, trocaram de sobrenome para fugir de possíveis represálias do governo.



Busca na Provìncia de Parma

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário