Toda a empresa tem pelo menos um computador para seus controles básicos. Mas migrar do sistema manual para o informatizado, em plena década de 90 foi um tanto complicado.
Tive o prazer de participar desde o início do processo de informatização da Casa Bertozzi. Para tanto, foi adquirido o primeiro computador em outubro de 1997, junto a empresa Unidata de Porto Alegre, através da representante Sapiens Computadores de Encantado. O sistema integrado foi implantado pela Data Light Informática, através do consultor Jânio Fraportti.
A primeira tarefa foi cadastrar todos os produtos da loja, o que na época representava 10 mil ítens.O fim do ano se aproximava, e a meta estabelecida pela direção era iniciar o ano 1998 com toda loja informatizada. Para isso, mais quatro computadores foram adquiridos para o controle de estoque, caixa e dois pontos de venda.
No feriado do dia primeiro de janeiro, eu e um dos diretores, Polyana Bertozzi, repassamos todos os ítens da loja com duas pistolas com código de barra, afim de alimentar o estoque do sistema. Esta, sem dúvida foi a tarefa mais difícil do processo de implantação. Tudo isso em uma época em que códigos de barras eram uma novidade e a Casa Bertozzi foi a primeira empresa de Encantado a utilizar codificação própria.
Tempos depois, com a inauguração da Casa Bertozzi em Lajeado, todo o processo se repetiu, mas de maneira mais eficaz, afinal, todos já tinham o know-how de implantação já utilizado na loja de Encantado.
Hoje, o sistema utilizado pela Casa Bertozzi armazena um dos maiores banco de dados comerciais da região, capaz de fornecer históricos de movimentações e clientes desde o ano de 1998. E com satisfação que trabalhamos neste processo, e conseguimos firmar esta parceria que já dura mais de dez anos. Cada sacola azul com a letra B estampada que vejo na rua, tenho a certeza que carrega o legado de uma família. E também parte de uma grande história, à qual tenho muito orgulho de participar.
.
Josué Dalla Lasta
Nenhum comentário:
Postar um comentário