29 de julho de 2009

A família de Sante Bertozzi

Já bem estabelecido e convencido de que fizera a escolha certa do lugar para morar, Sante mandou buscar o irmão mais velho Cirilo,e também suas duas irmãs: Maria e Rita.
Cirilo deu descendência à família Bertozzi hoje estabelecida no bairro São Jose em Encantado. A irmã Maria casou-se com José Dalmonte e tiveram filhos, mas estes não casaram. A outra irmã, Rita, faleceu por afogamento, por ocasião de uma enchente.
Aqui erradicado, Sante casou-se com Rosa Borghetti, que conheceu em Coronel Pilar, então distrito de Garibaldi. O casal teve sete filhos: Palma, Ângelo, Raphael, Severino, Maria, Ana e João Batista.Estes compõem a primeira geração da familia.
Palma,a primeira filha de Sante faleceu aos trinta e dois anos de idade,vitima de câncer.
Angelo, segundo filho do casal faleceu precocemente aos cinco anos, devido a complicações no fígado.
Raphael casou-se com Apolônia Ghisleni e faleceu dia 28 de março de 1960, aos 72 anos de idade. Da união nasceram Reinoldo,Elda,Constantino e Vivaldino.
Severino casou-se com Luiza Giordani e tiveram cinco filhos: Alice,Ezide,Eligio,Jurema e Iracema.
Maria casou-se com Augusto Martini e tiveram os filhos: Arlindo,Ivo, Avelino e Dacila.
Ana, a sexta filha, dedicou-se a Igreja e foi costureira,fazendo os trajes para o irmão João Batista que os vendia em uma loja.Nasceu em 25 de Outubro de 1896 e faleceu em 20 de Setembro de 1980,com 83 anos de idade.
João Batista, nasceu em 9 de abril de 1898 e faleceu em 28 de junho de 1987.Casou-se com Lodovina Peretti e tiveram os filhos Clovis e Gladis.Joao Batista era comerciante, e sua esposa, professora.Joanin, como era chamado, elegeu-se vereador pelo município (Legislatura de 1936 a 1938,quando a Sede transferiu.-se para Anta Gorda).Lodovina,conhecida como Tia Nenê,faleceu aos 90 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário