29 de julho de 2009

“ENCANTADO CIDADE QUE JORRA LEITE E MEL

João Batista Lucca (1.883).

O ano de 1882 marcou o início oficial do povoamento e colonização do município de Encantado. A venda de lotes era realizada através de proprietários de grandes áreas de terras particulares, diferente de outros municípios da colonização italiana, cujas áreas na região Nordeste do Estado pertenciam ao Governo Imperial que as vendia diretamente aos imigrantes.

Ainda no século XIX, começaram a aparecer, por períodos temporários, medidores de terras que faziam o mapeamento do lugar, para a distribuição de áreas a pedido de possíveis vendedores ou procuradores que aproveitavam a fartura natural com a extração de mel, frutas e essências nativas.

Várias famílias de imigrantes e migrantes começaram a chegar ao Rio Grande do Sul e em sua maioria, iniciaram a colonização por Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, espalhando-se principalmente pela região serrana e entre outras cidades, Encantado.

Aqui se estabeleceram várias famílias de origem italiana, entre algumas delas, a dos Bratti, Dalla Vécchia, Debortoli, Barzotto, Bergamaschi, Bigliardi, de Conto, Marini, Mottin, Giordani, Frigeri, Ferri, Bertozzi, que se somaram a tantas outras tradicionais famílias que aqui estão enraizadas até hoje.

A família Bertozzi, particularmente, iniciou sua representação genealógica em nosso meio, através de Sante Bertozzi, que tinha 06 irmãos.

A imigração de Sante, que veio da Itália (Poviglio), em 1875, tinha a Argentina como destino, mas no Porto de Paranaguá, no Paraná, permaneceu por dois anos, trabalhando em estradas de ferro e posteriormente veio ao Rio Grande do Sul,mais precisamente para Cachoeira do Sul, onde trabalhou por mais um ano. Durante um passeio em Porto Alegre quando participava de um comício político, ouviu João Batista Lucca, um dos sete irmãos que aqui se estabeleceram, falar que em Encantado jorrava leite e mel.

Tamanha dádiva e fartura dita de forma tão convincente, o fez deslocar-se para Encantado, de imediato comprando uma área de terras no local em que hoje podemos dar como referência o antigo Clube Recreativo, onde atualmente funciona a Escola Cenecista Mário Quintana. Mas para sua decepção, logo na 1ª noite o local ficou totalmente inundado deixando-o ilhado, desfazendo o negócio.

Sante, então, escolheu para comprar uma área no alto, hoje também conhecida como o morro dos Bertozzi, cuja aquisição iniciava no entroncamento da Júlio de Castilhos com a Avenida Antônio de Conto, se estendendo até o leito do rio Taquari, totalizando 12 alqueires, ou seja 2 hectares e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário